Vacina da Gripe
A Doença
A gripe é uma infecção das vias respiratórias que predispõe à pneumonia. É causada por um vírus (influenza) que se espalha da pessoa infectada para o nariz e garganta de outros indivíduos. Causa febre alta com calafrios, dor de garganta, tosse, dor de cabeça e dores musculares.
Qualquer pessoa está vulnerável à gripe. A maioria se cura em poucos dias, porém, a gripe pode levar a complicações graves, principalmente em indivíduos menores de 2 anos e maiores de 60 anos.
A Vacina
A vacina é composta por uma mistura de vírus mortos e refeita anualmente com os vírus que circularam no hemisfério norte naquele ano e que circularão no nosso país no próximo inverno, por isso a vacina deve ser aplicada todos os anos. E, por ser composta por vírus mortos, a vacina não causa a gripe.
Mesmo sendo muito eficaz, uma pequena porcentagem das pessoas vacinadas pode adquirir gripe, porém mais branda.
É importante ressaltar que muitas pessoas confundem a gripe com o resfriado comum que é uma infecção leve e causa apenas coriza e febre baixa. A vacina de gripe não previne contra o resfriado.
Todas as pessoas que desejem evitar a gripe, a partir dos 6 meses de idade podem tomar a vacina, sendo que as principais indicações são para:
- Indivíduos com mais de 60 anos de idade
- Crianças menores de 2 anos de idade
- Indivíduos com algum tipo de doença crônica como diabetes, insuficiência renal, cardiopatias, doenças pulmonares crônicas.
- Indivíduos com algum tipo de imunodepressão (HIV/AIDS).
- Mulheres grávidas que passarão o terceiro trimestre de gravidez durante o período de gripe (inverno) - Importante: a vacina é contra-indicada para mulheres no primeiro trimestre de gestação.