Menu de Exames
OSTEOCALCINA
- Código: OSTEO
- Material: Plasma heparinizado
- Volume: 2,0 mL
- Método: Quimioluminescência
- Volume Laboratorial: 2,0 mL
- Rotina: Diária
- Resultado em: 24 h
- Temp.: Congelado
- Coleta: Jejum não necessário. Colher o sangue por venopunção (evitando hemólise) para tubos heparinizados gelados, anotando a hora da coleta. Os tubos devem ser imersos em banho de gelo a seguir a coleta. Separar o plasma das células por centrifugação (preferencialmente em centrífuga refrigerada) e congelar imediatamente em tubos de plastico.
- Interpretação: Uso: classificação e monitoramento do tratamento da osteoporose. A osteocalcina é um marcador específico de "turn over" ósseo, sendo o maior e o principal componente protéico não colágeno do osso. Seus níveis variam com a idade: elevados na infância e puberdade (com pico durante o estirão puberal), apresentando declínio na fase adulta, com aumento na menopausa. Durante a gestação, seus níveis tornam-se não detectáveis nos primeiros meses, reaparecendo 48 horas antes do parto. O diagnóstico precoce de osteoporose diminui os riscos de fratura. Valores aumentados: atividade osteoblástica aumentada. Valores diminuídos: atividade osteoblástica diminuída.
- Referência: Crianças : 2,8 a 41,0 ng/mL Homens : 2,5 a 13,0 ng/mL Mulheres Pré-menopausa : 2,5 a 15,0 ng/mL Pós-menopausa : 3,0 a 22,0 ng/mL A reconhecida variação dos níveis de osteocalcina, relacionada à instabilidade após a coleta, deter - mina cuidados especiais na coleta e no armazena - mento das amostras.