Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Rocha Laboratório Total

  • Entre em contato:
  • (48) 3433.5835
  • (48) 99988.3976

Resultados de Exames

Vacina Doença Pneumocócica

A Doença

O Streptococcus pneumoniae, ou pneumococo, é uma bactéria que causa várias doenças, algumas simples como otite, sinusite, e outras graves como pneumonia, meningite e septicemia. Existem mais de 90 tipos diferentes de pneumococos. Essa bactéria pode estar presente na mucosa nasal e na garganta dos indivíduos saudáveis. Porém, por motivo desconhecido, pode invadir o organismo, causando infecções graves. A transmissão dessa bactéria se dá por meio de gotículas de saliva e ocorre mais nos meses de inverno e início da primavera, geralmente associada a aglomerações. A população de maior risco para aquisição de doença pneumocócica grave está entre indivíduos com menos de dois ou mais de 65 anos. Existem outros grupos de risco para doença pneumocócica como crianças com anemia falciforme, pacientes que não têm o baço e pacientes HIV positivos.

A Vacina

Existem dois tipos de vacina para pneumococo:

Vacina pneumocócica polissacarídica - Foi a primeira a ser desenvolvida e protege contra 23 tipos da bactéria. É indicada para todos os indivíduos acima de 65 anos e para indivíduos maiores de dois anos de idade que apresentem alguma doença de base, como doenças cardiovasculares ou pulmonares, diabetes, cirrose hepática, insuficiência renal, pacientes com deficiência de imunidade (HIV positivos, indivíduos em tratamento quimioterápico ou em uso de imunossupressores).

Não é eficiente para menores de dois anos e necessita de reforços a cada cinco anos.

Tem raros efeitos adversos, podendo ocorrer dor local, com edema e inchaço e, mais raramente, febre após a aplicação.

Vacina pneumocócica conjugada - Há aproximadamente três anos, foi desenvolvida a vacina conjugada que protege contra sete sorogrupos do pneumococo e é eficaz para crianças a partir de dois meses de idade. Não necessita de doses de reforço após o término do esquema básico de vacinação, que varia conforme a idade de início da mesma, podendo ser de três, duas ou uma dose.

Essa vacina é indicada para todas as crianças com menos de dois anos de idade e para crianças entre 2 e 5 anos que apresentem risco elevado para doença pneumocócica, como anemia falciforme, HIV positivos, imunocomprometidos ou com doenças crônicas.
Tem raros efeitos adversos, podendo ocorrer dor local, com edema e inchaço e, mais raramente, febre após a aplicação.